
By Rota da Seda
SÉRIE ESPECIAL - TOUR TERRESTRE
A GRANDE ROTA DA SEDA
Viajar pelo Uzbequistão e Tajiquistão é mergulhar em uma jornada milenar pela lendária Rota da Seda. Cidades míticas, mesquitas azul-turquesa, mercados orientais e paisagens montanhosas moldam um cenário que parece saído de um conto das Mil e Uma Noites. É uma experiência transformadora, que conecta passado e presente com beleza, espiritualidade e hospitalidade.
Este roteiro exclusivo percorre as principais cidades da Ásia Central: Khiva, Bukhara, Samarcanda, Dushanbe, Khujand e Tashkent. Inclui visitas a fortalezas, bazares históricos, palácios timúridas e sítios arqueológicos protegidos pela UNESCO. Uma combinação de história, cultura persa e soviética, montanhas exuberantes, e gastronomia local inesquecível, sempre com hospedagens confortáveis e guia em português.
Se você busca uma viagem profunda, autêntica e segura, este é o momento ideal para realizar esse sonho. A Rota da Seda Viagens e Turismo/Tchayka organiza tudo para você viver essa travessia histórica com conforto, conhecimento e emoção – do jeitinho que essa jornada merece.
1º DIA - TERÇA - [06/05] KHIVA
Chegada em Khiva e Traslado para o hotel, alojamento. a partir das 15 horas
2º DIA - QUARTA - [07/05] - KHIVA
Pela manhã, visita à cidade de Khiva, uma cidade-oásis perdida no deserto de Kyzyl Kum com 2500 anos de história. Foi testemunha de batalhas cruéis e renascimentos esplendorosos. Embora toda a cidade seja feita de barro, cativa com sua simplicidade e harmonia de cores. O mais majestoso da cidade antiga é a cidade murada de Ichan Qala, o museu a céu aberto, que já na época soviética foi incluída na Lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (séculos XII-XIX). Veremos também o Minarete Kalta Minor, um minarete que deveria ter sido o mais alto do mundo islâmico na época, mas o kan Mohamed Amin Khan morreu antes de terminá-lo, fi cando inacabado como podemos ver hoje; a Madrasa de Mohamed Amin Khan, ao lado do Minarete Kalta Minor. Esta madrasa, construída entre 1845 e 1855 por ordem de Mohamed Amin Khan, é a maior de Khiva e chegou a abrigar mais de 250 estudantes, hoje abriga um hotel; veremos também a Mesquita Juma, que signifi ca mesquita das sextas-feiras, construída originalmente no século X, embora reconstruída em 1788, é uma das mais antigas de Khiva; a Madrasa e o Minarete de Islam Khodja, o minarete mais alto de Khiva (visita externa). Almoço em restaurante local onde comeremos o prato dos kanes “SHIVIT OSHI” (incluído). Após o almoço, visitaremos o complexo arquitetônico Tash Hovli (harém), um segundo palácio em Khiva, construído por ordem de Allakuli-Khan, onde visitamos os pátios, as habitações das concubinas e a sala do Khan; veremos também a Madrasa e Caravanserai de Allakuli-Khan; o Mausoléu de Pakhlavan Makhmud, uma das melhores obras da arquitetura de Khorezm dos séculos XVIII e XIX, e que foi
construído em homenagem ao famoso poeta de Khiva, artesão e lutador invencível conhecido por sua força heróica – Pakhlavan Mahmud (1247-1326), enterrado num ateliê próximo à sua casa e venerado como PIR (santo padroeiro) de Khiva. À tarde, continuamos nosso passeio, visitando a Madrasa de Mohammed Rakhim Khan, um khan amante das artes, poesia e ciência, seguido pela Fortaleza Kunya Ark, um palácio fortaleza construído em 1686 dentro da cidadela rodeada por muralhas para proteger os kanes. No fi nal da tarde visitaremos o Bastião de Akshi-Bobo, onde poderemos tirar as melhores fotos panorâmicas da bela vista da cidade.
3º DIA - QUINTA - [08/05] - KHIVA - BUKHARA
Pela manhã, saída para Bukhara. Na chegada, check-in e alojamento no hotel. Almoço em um restaurante local (incluído) e depois iremos visitar a Bukhara Nobre, o pilar sagrado da Ásia. A cidade lendária da Grande Rota da Seda. O nome Bukhara tem muitas versões, uma delas é que signifi ca “Lugar de Fortuna”. A única cidade da Ásia Central com quase 2.000 monumentos listados no Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Visitaremos também o Complexo Arquitetônico Lyabi Hauz (séculos XVI-XVII), o coração da cidade que inclui a Madrasa Kukeldash (visita externa) e a Madrasa Nodir Devon Begi, construídas ao redor do maior tanque da cidade, seguido pela mesquita mais antiga de Bukhara – Mesquita Magoki Attory (século XII, visita externa).
4º DIA - SEXTA - [09/05] - BUKHARA
Pela manhã, saímos para visitar o Mausoléu Samânida (séculos IX-X), onde está enterrado Ismail Samani, o emir que, após renunciar ao zoroastrismo, se converteu ao Islã e fez de Bukhara um dos grandes centros religiosos e culturais; Mausoléu e Fonte Sagrada Chasmai Ayub (século XIV), também conhecida como a "Fonte de Jó", um lugar sagrado acreditado ter sido visitado pelo Profeta Jó; Mesquita Bolo-Hauz (século XIX, visita externa), construída por ordem do emir Shah Murad fora da Cidadela Ark para seu uso exclusivo como mesquita das sextas-feiras; a Cidadela Ark (séculos V-XIX), que é a residência dos emires de Bukhara. Uma fortaleza de poder e força, o monumento arquitetônico e arqueológico mais antigo da cidade, situada numa colina de 20 metros de altura com uma área de 4,2 hectares. Após o almoço em uma CASA LOCAL, onde comeremos o prato nacional festivo “PLOV” (incluído), visitaremos os três mercados, um complexo de cúpulas do século XVI conhecido como a Primeira (Toki-Sarrafon), Segunda (Toki-Telpakfurushon) e Terceira Cúpulas (Toki-Zargaron); conheceremos também a Tim de Abdulla-Khan (século XVI), a Madrasa Ulugbek (século XV, visita externa), a segunda madrasa construída por Ulugbek, o governador de Samarcanda, neto do famoso conquistador e fundador da dinastia timúrida – Amir Timur ou Tamerlão; e Madrasa de Abdulaziz-Khan (século XVII, visita externa). Finalizamos nossas visitas do dia pelo Complexo Arquitetônico Poi-Kalon. O mais emblemático da cidade e que inclui: o Minarete Kalon, erguido em 1127 e representativo da história de Bukhara dos séculos XI-XII; a Mesquita Poi Kalon (século XII), uma das maiores da Ásia Central; e a Madrasa Miri Arab (século XV, visita externa), que atualmente ainda funciona como escola corânica.
5º DIA - SÁBADO [10/05] - BUKHARA - SAMARCANDA
Manhã livre para passear e fazer as últimas compras. Saíremos da cidade para visitar o Palácio Sitorai Mokhi Khossa, a antiga residência de verão dos emires de Bukhara, localizada perto da cidade e construída entre 1912 e 1918. Os emires foram expulsos quando os bolcheviques tomaram o emirato (antigo protetorado do Império Russo) em 1920. À tarde pegaremos a estrada com destino a Samarcanda. Chegada a Samarcanda, chegada e alojamento no hotel e alojamento.
6º DIA - DOMINGO [11/05] - SAMARCANDA
Pela manhã, conheceremos Samarcanda, o berço de Tamerlão. Por mais de dois mil anos, a cidade foi um ponto chave na Grande Rota da Seda entre a China e a Europa, bem como um dos principais centros da ciência do Oriente Médio na Idade Média. No século XIV, tornou-se a capital do império de Tamerlão e da dinastia dos timúridas. Samarcanda está incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO por ter uma enorme quantidade de valores materiais e espirituais: os magnífi cos monumentos da arquitetura antiga, o legado das escolas de ciência e arte e os centros de artesanato nacional glorifi caram a cidade em todo o mundo.
Iniciamos as visitas pela Praça Registan, com suas três grandes madrasas: Madrasa Ulugbek (século XV), Madrasa Shir-Dor (século XVII), Madrasa Tilla-Kori (século XVII); Mesquita Bibi-Khanum (século XV), a mesquita foi construída por ordem da esposa favorita de Tamerlão, chamada Bibi Khanum, para surpreendê-lo quando ele retornasse de uma longa campanha militar na Índia, contratando os melhores especialistas da Ásia Central para que fosse o maior e mais bonito templo do mundo islâmico; e depois fazemos um passeio pelo famoso bazar oriental – Bazar Siab. Após o almoço em restaurante local (incluído), iremos conhecer o Mausoléu Guri Emir (túmulo de Tamerlão, séculos XIV-XV) que signifi ca em persa "Túmulo do Rei" e contém o túmulo de Tamerlão e sua família. Amir Timur ou Tamerlão (século XIV), um dos grandes conquistadores do mundo, que teve um papel importante na história da Ásia Central e do Cáucaso. Criador do grande império com a capital em Samarcanda, fundador da dinastia Timúrida. Ao fi nal da tarde voltamos à Praça Registan para assistir ao espetáculo de iluminação e música (sem entrada).
7º DIA - SEGUNDA - [12/05] - SAMARCANDA
Pela manhã, continuamos com as visitas ao Complexo Arquitetônico Shakhi-Zinda (séculos IX-XV), inicialmente construído no século IX, onde se encontra a tumba de Qusam Ibn Abbas, primo de Maomé e encarregado de levar o Islã às terras da Ásia Central atual. É um famoso lugar de peregrinação do povo uzbeque, razão pela qual está perfeitamente conservado apesar dos milhares de fi éis que o visitam diariamente. Observatório Ulugbek (século XV) e seu Museu – Ulughbek era o governador de Samarcanda, neto de Tamerlão, conhecido no mundo como astrônomo eminente. Os astrônomos europeus conheceram o catálogo de estrelas de Ulughbek somente após sua publicação em 1648. Considerado um dos astrônomos e matemáticos mais infl uentes de sua época, reconhece-se ainda hoje sua enorme contribuição à astronomia, tendo inclusive seu nome dado a uma cratera lunar e a um asteroide descoberto no século passado. Almoço em restaurante local.
À tarde, visita ao grandioso complexo turístico Silk Road Samarcanda, inaugurado em setembro de 2022 para o Encontro de Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai. Núcleo do complexo, a Cidade Eterna procura recriar o espírito da antiga cidade, com praças pitorescas e estreitas ruelas inspiradas nas descrições de livros antigos, onde mais de cinquenta negócios entre galerias de arte, ateliês de artesanato e lojas de objetos de entalhe em madeira, papel machê, cerâmica, tapetes, joias e tecidos, uma padaria tradicional com forno tandoor, restaurantes de cozinha nacional uzbeca que servem pratos de várias épocas e regiões do país, teatro de marionetes e artistas de rua num maravilhoso conto-de-fadas oriental. (O complexo fi ca fechado para o público quando recebe delegações ofi ciais).
8º DIA - TERÇA - [13/05] - SAMARCANDA - POSTO DE FRONTEIRA JARTEPA - SARAZM – SARAZM - PENJIKENT - DUSHANBE
Pela manhã, traslado para a fronteira com o Tajiquistão (30 km). Ponto de fronteira Jartepa / Sarazm (70 km, 1,5 horas), travessia da fronteira e procedimentos aduaneiros, zona neutra de 200-250 metros. Uma viagem ao Tajiquistão é uma viagem ao Pamir, considerado um dos sistemas montanhosos mais altos e majestosos do mundo. Esta terra milenar possui um rico passado, tão profundo e antigo quanto o próprio tempo. O Tajiquistão é um país onde as culturas do zoroastrismo, budismo, helenística, islâmica e Pamir se desenvolveram ao longo de milhares de anos. Continuação para Penjikent (20 km). Visitamos as Ruínas e Escavações da antiga cidade de Penjikent (Sogdiana séculos V-VIII), Ruínas de Sarazm, 5500 anos de civilização (UNESCO); Museu de Rudaki, o fundador da poesia clássica persa, conhecido mundialmente como Abu-Abdullo Rudaki. Poucas informações sobre sua vida estão disponíveis, sabe-se apenas que Rudaki viveu no fi nal do século IX – início do século X (Império Samânida), passando seus últimos dias em pobreza e morreu em 941 no seu local de nascimento, Pandzhrud, perto da cidade de Penjikent.
Almoço em restaurante local. Partida para Dushanbe via montanhas em minivans (250 km, 5 horas). Chegada a Dushanbe à noite e alojamento.
9º DIA - QUARTA - [14/05] - DUSHANBE
Iniciamos nossas visitas ao Museu de Antiguidades (fechado às segundas), que abriga uma das maiores estátuas de Buda em nirvana da Ásia Central. Almoço em restaurante local. À tarde, visitamos a Praça Central de Dushanbe e o Monumento a Ismail Samani, um monumento de 40 metros em homenagem a Ismail Samani, o fundador da dinastia Samânida, e seguimos pela Avenida Rudaki. Descanso no hotel.
10º DIA - QUINTA - [15/05] - DUSHANBE, HISSAR
Pela manhã, excursão à Fortaleza de Hissar (museu a céu aberto), situada a 30 km de Dushanbe, antiga residência do governador geral do Emir de Bukhara. Almoço em restaurante local. Depois, visitamos o principal bazar da cidade e “Choyhona Navruz”, que está incluído na lista do patrimônio cultural da UNESCO: um palácio com salões fabulosos, 4 anos de trabalho 24 horas por dia de 4.000 artesãos. Mais de 60 tipos de pedras e 90 tipos de madeira. Milhões de elementos de mosaico de espelhos, cristais Swarovski e ouro em folha.
11º DIA - SEXTA - [16/05] - DUSHANBE - LAGO ISKANDERKUL - KHUJAND
Pela manhã, saída para o Lago Iskanderkul (130 km, ~3 horas) em minivans, o maior lago das montanhas Fann, estendendo-se a uma altitude de 2200 metros acima do nível do mar. O nome Iskanderkul deriva de "Iskander", como Alexandre o Grande era chamado no Oriente, e "kul", que signifi ca “lago” em língua turca. Portanto, este é o lago de Alexandre o Grande. Segundo uma lenda, durante uma campanha contra Sogdiana e Báctria, Alexandre o Grande encontrou resistência de um povo montanhês, que decididamente não queria se submeter ao grande conquistador. Então, Alexandre ordenou a mudança dos cursos dos rios para inundar os resistentes, formando assim o Lago Iskanderkul.
Almoço-picnic no Lago Iskanderkul. Continuação para Khujand (230 km, 5 horas). Chegada e acomodação no hotel.
12º DIA - SÁBADO [17/05] - KHUJAND - POSTO DE FRONTEIRA FATEH ABAD - OYBEK - TASHKENT
No passado, cientistas, poetas e escritores chamavam Khujand de Coroa do Mundo, uma das cidades mais antigas da Ásia Central, foi conquistada por Alexandre o Grande, que reconstruiu e fortifi cou a cidade, nomeando-a “Alexandria Eskhata”. Posteriormente foi conquistada pelos árabes (século VIII), e mais tarde resistiu ao exército de Gengis Khan, mas foi destruída (século XIII). No entanto, pouco tempo depois, a cidade se regenerou e tornou-se um dos maiores centros comerciais, culturais e científi cos da região centro-asiática. Iniciamos nossas visitas com a Fortaleza de Khujand (séculos VII-VIII) e seu Museu de Arqueologia, Mesquita e Mausoléu de Sheykh Muslihiddin, e o famoso Bazar oriental Parshanba. Depois, partimos (20 min) para visitar uma das grandes curiosidades arquitetônicas de Khujand, o Palácio Arbob, que foi construído por iniciativa de Saidhodzhi Urunhodzhaev, em 1959. O edifício é inspirado no Grande Palácio de Peterhof, nos arredores de São Petersburgo, que Saidhodzhi Urunhodzhaev havia visto e decidido construir um análogo em sua terra natal. Neste palácio foi organizada a 16ª sessão histórica do Conselho Superior da URSS. Almoço em restaurante local (incluído). Transferência para a fronteira com o Uzbequistão, Ponto de Verifi cação Oybek / Fotekhobod (70 km, 1,5 horas), travessia da fronteira e procedimentos aduaneiros, zona neutra de 200-250 metros, encontro com a equipe uzbeque. Partida para Tashkent (100 km, 2 horas), chegada e acomodação no hotel.
13º DIA - DOMINGO [18/05] - TASHKENT
Tashkent signifi ca "cidade de pedra", é a capital e a maior cidade do Uzbequistão, uma metrópole com mais de 2,5 milhões de habitantes, famosa por seus museus e pela mistura de arquitetura medieval, soviética e moderna. A excursão pela parte antiga inclui: o Complexo Arquitetônico Khasti Imam (séculos XVI-XVII), incluindo a Madraça Barak Kan, Madraça Kafal Shohi, Mesquita Tilla Sheykh e o Museu do “Corão de Osman” (século VII) – esta relíquia é única porque em suas páginas estão conservadas as manchas pardas do sangue do Califa Osmã. Este livro sagrado foi trazido para Samarcanda por Amir Timur, mas com a chegada dos russos czaristas à Ásia Central, esta relíquia foi enviada para a biblioteca imperial de São Petersburgo. Após muitas aventuras e deslocamentos no início dos anos 90 do século XX, o Corão foi entregue à junta espiritual dos muçulmanos do Uzbequistão; Bazar Chorsu. Almoço em restaurante local. À tarde, excursão pela parte moderna da cidade, que inclui: monumento em memória do terremoto de 1966; Praça da Independência, anteriormente chamada Praça Lênin, uma praça de doze hectares composta pelo Monumento da Independência e Humanitarismo inaugurado em 1991; Palácio do Grão-Duque Nikolai Romanov (visita externa), projetado pelos arquitetos Geyntselman e Benois, e construído em 1891, para o qual foi exilado em 1874 por ter sido acusado de roubar várias joias de um ícone de família; Praça de Ópera e Ballet, onde se encontra o Teatro da Ópera Navoi, projetado pelo arquiteto soviético Alekséi Shchúsev e construído entre 1942 e 1947, com capacidade para 1.400 espectadores, e fi nalizamos nosso dia com a Praça de Amir Temur. Retorno ao hotel.
14º DIA - SEGUNDA - [19/05] - TASHKENT
Café da manhã no hotel, e dia livre para passear por essa belíssima cidade. Acomodação no hotel.
15º DIA - TERÇA- [20/05] TASHKENT
Café da manhã no hotel e check-out até meio dia. Transfer para o aeroporto e fi m dos nossos serviços.
PREÇOS POR PESSOA EM DÓLARES
COM ALOJAMENTO EM QUARTO DUPLO
USD 4870
SUPLEMENTO QUARTO INDIVIDUAL
USD 720
FORMA DE PAGAMENTO
Sinal de 30% do preço total do tour somente à vista (sem o uso de cartão de crédito) e o saldo de 70% em até 10 vezes sem juros com cartões de crédito Visa, MasterCard e Diners Club. A Rota da Seda Viagens e Turismo/Tchayka reserva-se o direito de alterar a forma de pagamento sem aviso prévio a qualquer momento antes do recebimento do sinal.
HOTELARIA
Khiva
Hotel Komil Palace 4* ou similar
Bukhara
Hotel Maqom Art 4* ou similar
Samarcanda
Kohinur Plaza 4* ou similar
Tashkent
Hampton by Hilton 4* ou similar
Dushanbe
Hilton 5* ou similar
Khujand
Parlament 4* ou similar
NOTAS IMPORTANTES
A diária começa às 15h e termina às 12h;
O alojamento em quarto individual nos hoteis deve ser solicitado no momento da reserva de lugar no tour; não se garante alojamento em quarto individual quando solicitado posteriormente;
Este programa está sujeito a alterações na ordem das excursões segundo a disponibilidade do operador local;
Para o melhor andamento da viagem, por motivo força maior, a ordem dos programas poderá ser alterada sem prejuízo para o passageiro;
O operador local para prestação de serviços, não se responsabilizará por atrasos de voos, perda de bagagem, danos pessoais, acidentes, etc.
OS PREÇOS INCLUEM
• Acomodação em hotel duplo / twin
• Taxas turísticas
• Meia Pensão, Chá e água nas refeições;
• Serviços de transporte com ar-condicionado;
• Entradas (ingressos) para museus, monumentos e sítios históricos citados;
• Guia falante de português para todas as excursões;
• Transfer Bukhara-Samarcanda (Ônibus);
• Seguro de Viagem e Cancelamento GTA de acordo com a idade do cliente com cobertura até 75.000, cobertura para cancelamento de viagem (conforme condições), coberturas são expressas em dólar. *A opção pelo Seguro é facultativa, ficando reservado ao cliente o direito de não adquirir este Seguro – cujas respectivas coberturas e condições estão expressamente previstas no pacote de viagem. O cliente poderá optar, caso seja do seu interesse, por adquirir plano com coberturas diferenciadas, devendo, neste caso, nos consultar previamente sobre a possibilidade e respectivas condições.
OS PREÇOS NÃO INCLUEM
• Bilhetes aéreos não mencionados no Tour como incluídos
• Carregadores de bagagem;
• Gorjetas para motoristas e guia;
• Check-in antecipado ou tardio não indicados como incluídos;
• Bebidas;
• Alimentação que não esteja incluída no tour
• Nenhum material impresso (toda a documentação de viagem é enviada apenas eletronicamente);
• Passeios, excursões, visitas, espetáculos, atividades e refeições OPCIONAIS que venham a ser oferecidos pelos guias;
• Direito de fotografi a e/ou fi lmagem das atrações visitadas em que ele é cobrado;
• Gastos de caráter pessoal, como despesas adicionais em hotéis, bebidas nas refeições, telefonemas, táxi etc.;
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
A solicitação da reserva do tour será feita pela Operadora imediatamente após recebimento do sinal, e a integralização do pagamento será feita imediatamente após a confirmação do tour pela Operadora.
O pagamento do sinal pelos passageiros implica a sua aceitação integral do programa, dos preços, das formas de pagamento, das presentes observações e do contrato anexo.
Os preços deste tour estão fixados em moeda estrangeira, e serão convertidos para reais pelo câmbio da moeda turismo a ser informado pela Rota da Seda Viagens e Turismo/Tchayka no dia do pagamento do sinal. Não serão aceitos pagamentos em moeda estrangeira.
A entrega do contrato de aquisição de programa de viagem internacional assinado e rubricado em todas as páginas, da autorização de débito original corretamente preenchida e assinada sem rasuras, da fotocópia legível da frente e do verso do cartão de crédito usado para o pagamento, da carteira de identidade e do CPF do seu titular, deve ser feita à Rota da Seda Viagens e Turismo/Tchayka no prazo máximo de dois dias na após a confi rmação do tour. A não observação desse prazo, bem como a entrega de documentos incompletos, rasurados, incorretamente preenchidos ou sem assinatura válida, serão consideradas desistência do tour, com o consequente cancelamento dos serviços solicitados e aplicação da multa de cancelamento.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
No momento da reserva, é imprescindível encaminhar as cópias das principais páginas do seu passaporte (válido por mais de seis meses a contar da data de saída do passageiro do último país visitado) onde constam: nome completo, data de nascimento, nacionalidade, número do passaporte com data de emissão e validade, endereço completo, número de CPF.
BAGAGENS
Nas viagens de ônibus, cada viajante poderá viajar com até uma unidade de bagagem de tamanho médio com peso máximo de 30 quilos. O excesso de bagagem será aceito quando a capacidade de carga do veículo o permitir.
ENVIE O FORMULÁRIO ABAIXO PARA QUE NOSSA EQUIPE DE ATENDIMENTO ENTRE EM CONTATO
ATRAÇÕES
Khiva
Cidade murada de Ichan Qala; Minarete Kalta Minor; Madrasa de Mohamed Amin Khan; Mesquita Juma; Madrasa e Minarete de Islam Khodja (visita externa); Complexo arquitetônico Tash Hovli (harém); Madrasa e Caravanserai de Allakuli-Khan; Mausoléu de Pakhlavan Makhmud; Madrasa de Mohammed Rakhim Khan; Fortaleza Kunya Ark; Bastião de Akshi-Bobo.
Bukhara
Complexo Arquitetônico Lyabi Hauz; Madrasa Kukeldash (visita externa); Madrasa Nodir Devon Begi; Mesquita Magoki Attory (visita externa); Mausoléu Samânida; Mausoléu e Fonte Sagrada Chasmai Ayub; Mesquita Bolo-Hauz (visita externa); Cidadela Ark; Primeira, Segunda e Terceira Cúpulas (Toki-Sarrafon, Toki-Telpakfurushon e Toki-Zargaron); Tim de Abdulla-Khan; Madrasa Ulugbek (visita externa); Madrasa de Abdulaziz-Khan (visita externa); Complexo Arquitetônico Poi-Kalon; Minarete Kalon; Mesquita Poi Kalon; Madrasa Miri Arab (visita externa); Palácio Sitorai Mokhi Khossa.
Samarcanda
Praça Registan (Madrasas Ulugbek, Shir-Dor e Tilla-Kori); Mesquita Bibi-Khanum; Bazar Siab; Mausoléu Guri Emir; Complexo Arquitetônico Shakhi-Zinda; Observatório Ulugbek e Museu; Complexo turístico Silk Road Samarcanda.
Penjikent e Sarazm
Ruínas e escavações da antiga cidade de Penjikent; Ruínas de Sarazm; Museu de Rudaki.
Dushanbe
Museu de Antiguidades; Praça Central de Dushanbe; Monumento a Ismail Samani; Avenida Rudaki; Fortaleza de Hissar; Bazar da cidade; “Choyhona Navruz”.
Lago Iskanderkul.
Khujand
Fortaleza de Khujand e Museu de Arqueologia; Mesquita e Mausoléu de Sheykh Muslihiddin; Bazar Parshanba; Palácio Arbob.
Tashkent
Complexo Arquitetônico Khasti Imam (Madraça Barak Kan, Madraça Kafal Shohi, Mesquita Tilla Sheykh e Museu do Corão de Osman); Bazar Chorsu; Monumento do terremoto de 1966; Praça da Independência; Palácio do Grão-Duque Nikolai Romanov (visita externa); Praça de Ópera e Ballet; Teatro da Ópera Navoi; Praça de Amir Temur.
SERVIÇOS:
-
Acomodação em hotel duplo / twin
-
Taxas turísticas
-
Suporte para Visto (carta de convite, registro, passe de viagem);
-
Meia Pensão, Chá e água nas refeições;
-
Serviços de transporte com ar-condicionado;
-
Entradas (ingressos) para museus, monumentos e sítios históricos citados;
-
Guia falante de português para todas as excursões;
-
Voos internos: ASHGABAT- MARY | MARY- ASHGABAT
-
Seguro de Viagem e Cancelamento GTA de acordo com a idade do cliente com cobertura até 75.000, cobertura para cancelamento de viagem (conforme condições), coberturas são expressas em dólar. *A opção pelo Seguro é facultativa, ficando reservado ao cliente o direito de não adquirir este Seguro – cujas respectivas coberturas e condições estão expressamente previstas no pacote de viagem. O cliente poderá optar, caso seja do seu interesse, por adquirir plano com coberturas diferenciadas, devendo, neste caso, nos consultar previamente sobre a possibilidade e respectivas condições
HOTELARIA:
Khiva
Hotel Komil Palace 4* ou similar
Bukhara
Hotel Maqom Art 4* ou similar
Samarcanda
Kohinur Plaza 4* ou similar
Tashkent
Hampton by Hilton 4* ou similar
Dushanbe
Hilton 5* ou similar
Khujand
Parlament 4* ou similar
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
A solicitação da reserva do tour será feita pela Operadora imediatamente após recebimento do sinal, e a integralização do pagamento será feita imediatamente após a confirmação do tour pela Operadora.
O pagamento do sinal pelos passageiros implica sua aceitação integral do programa, dos preços, das formas de pagamento, das presentes observações e do contrato anexo.
Os preços deste tour estão fixados em dólares, e serão convertidos para reais pelo câmbio do euro turismo a ser informado pela Rota da Seda Viagens e Turismo no dia do pagamento do sinal. Não serão aceitos pagamentos em moeda estrangeira.
A entrega do contrato de aquisição de programa de viagem internacional assinado e rubricado em todas as páginas, da autorização de débito original corretamente preenchida e assinada sem rasuras, da fotocópia legível da frente e do verso do cartão de crédito usado para o pagamento, da carteira de identidade e do CPF do seu titular, deve ser feita à Rota da Seda Viagens e Turismo no prazo máximo de dois dias na após a confirmação do tour. A não observação desse prazo, bem como a entrega de documentos incompletos, rasurados, incorretamente preenchidos ou sem assinatura válida, serão consideradas desistência do tour, com o consequente cancelamento dos serviços solicitados e aplicação da multa de cancelamento.

.png)