SERIE ESPECIAL - CONTINENTE ASIÁTICO

A GRANDE ROTA DA SEDA

PAÍSES

Turcomenistão, Uzbequistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão

CIDADES

Ashgabat, Mary, Darvaza, Dashoguz, Kunya Urgench, Khiva, Bukhara, Samarcanda, Tashkent, Dushanbe, Lago Iskanderkul, Khodjent, Bishkek, Burana, Cholpon Ata, Karakol, Cânion Djety Oguz, Cânion Charyn, Almaty, Astana (atual Nur-Sultan)

DURAÇÃO

28 Dias / 27 Noites

SAÍDAS

6 de Maio

RETORNO

 2 de Junho de 2024.

BAIXE O TOUR EM PDF

- TOUR AÉREO MAIS TERRESTRE -

- TOUR: AÉREO MAIS TERRESTRE -

Bem-vindo à aventura que vai além do convencional, onde histórias seculares e maravilhas culturais te aguardam a cada virada. A Tchayka convida você a embarcar em nosso tour pela lendária Grande Rota da Seda. Imagine-se passeando pelas cidades vibrantes e mercados exóticos, onde cada ruela respira histórias de comércio e diplomacia que moldaram nosso mundo. Nossa expedição cuidadosamente planejada leva você através de cinco países fascinantes, Turcomenistão, Uzbequistão, Tajiquistão, Quirguistão e Cazaquistão, cada um ostentando um mosaico de culturas, tradições e paisagens. Prepare-se para uma experiência que vai enriquecer sua alma, expandir seu entendimento e criar memórias que durarão para sempre. Está na hora de descobrir a Grande Rota da Seda com a Tchayka - onde cada passo é uma história e cada destino um tesouro escondido.

1º DIA - [06/05] - SEGUNDA-FEIRA - SÃO PAULO - ISTAMBUL

Apresentação no aeroporto internacional de Guarulhos e embarque no voo TK-194 da Turkish Airlines saindo às 23:00 com destino a Istambul.

2º DIA - [07/05] - TERÇA-FEIRA - ISTAMBUL - ASHGABAT

Chegada ao aeroporto internacional Atatürk às 17:35 e conexão com o voo TK-322 da Turkish Airlines saindo às 20:20 com destino a Ashgabat.

Chegada ao aeroporto internacional de Ashgabat às 02:00, trâmites para recebimento do visto turcomeno (a ser pago no local), traslado para o hotel e alojamento. 

3º DIA - [08/05] - QUARTA-FEIRA - ASHGABAT (TURCOMENISTÃO)

Manhã livre. Almoço em restaurante local (incluído).

À tarde, excursão ao sítio arqueológico de Antiga Nisa (UNESCO), que inclui a fortaleza de Antiga Nisa e Nova Nisa. Segundo os arqueólogos, a fortaleza de Nova Nisa era o centro da cidade dos partos e existiu até os séculos XVI-XVII, enquanto a fortaleza de Antiga Nisa era a residência dos reis partos. Depois visitamos a Mesquita Türkmenbaşy Ruhy, uma das grandes mesquitas da Ásia Central e o mausoléu da família do primeiro presidente, depois visitamos o Arco da Neutralidade e o Monumento da Independência. À tarde, visitaremos o “Ponto de Vista Panorâmico” perto do Palácio de Casamentos Bagt Koshkgi. Retorno para alojamento no hotel.

4º DIA - [09/05] - QUINTA-FEIRA - ASHGABAT - RUÍNAS DE ABIVERD - MARY

Após o café da manhã no hotel saímos com destino à cidade de Mary. No caminho, visitamos as ruínas da Mesquita Seyit Jemaletdin (século XV), e as ruínas da antiga cidade de Abiward, que foi um dos principais centros do Norte da região histórica do Coração (Khorasan). Em 652, durante o reinado do califa Osmã, Abiward tornou-se o pomo da discórdia para vários califas árabes. Durante a época dos abássidas, Abiward estava localizada perto do Coração. Abiverd foi governada por dinastias famosas como eram os Taíridas, os Safáridas e os Samânidas. No século XII, Abiward se rendeu aos mongóis. O filho mais jovem de Gêngis Khan literalmente arrasou a florescente cidade protegida por poderosas fortificações.

Almoço em um restaurante local (incluído). Chegada a Mary e saída para visita a Merv, a Alexandria de Margiana (UNESCO), capital da próspera província de Margiana, um dos pontos principais na história da Grande Rota da Seda. Durante muitos séculos, a cidade manteve boas relações comerciais com a Índia, a China e outros países do Oriente. No século IV a.C., a cidade e toda a região de Margiana foram conquistadas por Alexandre, o Grande. Após sua morte, as terras de Margiana fizeram parte do império dos Selêucidas. A cidade atingiu seu auge com a chegada dos seljúcidas. Como todas as  cidades da Ásia Central, Merv sucumbiu aos mongóis: Tolui, filho de Genghis Khan, destruiu a cidade em 1221, com sua biblioteca com 150.000 livros e, segundo o historiador árabe Ali ibn Al-Athir (1160-1233), massacrou 700.000 pessoas. Visita a Kiz Qala Grande (visita externa), Kiz Qala Pequena, Erk Qala, Gayur Qala e o mausoléu do sultão Ahmad Sanjar (1157).

5º DIA - [10/05] - SEXTA-FEIRA - MARY - ASHGABAT - DARWAZA - ASHGABAT

Após o café da manhã no hotel visita à igreja ortodoxa Pokrovskaya, construída nos anos 1900. Traslado para o aeroporto e embarque em voo com destino a Ashgabat (T5-126 12:20-13:00).
Obs.: O itinerário pode estar sujeito a alterações dependendo das mudanças que a TURKMENISTAN AIRWAYS possa vir a fazer em seus horários e dias de operação dos voos.

Após a chegada a Ashgabat, traslado em 4x4 para a cratera de gás de Darvaza, também conhecida como Porta do Inferno, uma antiga prospecção de gás localizada no deserto de Karakum. A origem desta cratera de 69 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade, com uma temperatura interna de 400°C, é desconhecida, mas, segundo uma das versões, foi criada após um acidente em 1971 durante trabalhos de prospecção de gás por geólogos soviéticos, que viram seu equipamento e suas barracas serem engolidos pela terra. Na verdade, haviam descoberto uma caverna subterrânea cheia de gás natural. Temendo que a cratera causasse o vazamento de vários gases naturais perigosos, a equipe decidiu incendiá-la. Estimaram que se extinguiria em alguns dias, no entanto, continua queimando há mais de meio século. Desde então, arde sem parar e oferece um espetáculo impressionante. À noite teremos um churrasco no campo (incluído). Retorno a Ashgabat para alojamento e descanso no hotel.

Obs.: O governo do Turcomenistão está planejando apagar a cratera de gás de Darvaza, que provoca a combustão de uma grande quantidade de gás. O projeto está confirmado pelo governo, mas não se sabe quando começarão os trabalhos. Até agora, os acampamentos estão funcionando, mas a qualquer momento o governo pode começar seus trabalhos na cratera de gás. Neste caso, o programa pode sofrer modificações.

6º DIA - [11/05] - SÁBADO - ASHGABAT - DASHOGUZ

Café da manhã no hotel. Ainda pela manhã, visita ao Museu Nacional do Turcomenistão, ao Bazar Russo, mercado popular para os locais onde se vendem frutas e legumes, ao Monumento à Constituição, ao complexo Halk Hakydasy, construído em memória das vítimas do terremoto de 1948 e da Segunda Guerra Mundial, à Praça Central perto do palácio presidencial e ao monumento ao Akhal-Teke (famosos cavalos turcomenos). Almoço em restaurante local (incluído).

Traslado ao aeroporto e embarque em voo com destino a Dashoguz (T5-107 19:40-20:30).

Chegada a Dashoguz, traslado para o hotel e alojamento.
Obs.: O itinerário pode estar sujeito a alterações dependendo das mudanças que a TURKMENISTAN AIRWAYS possa vir a fazer em seus horários e dias de operação dos voos.

7º DIA - [12/05] - DOMINGO - DASHOGUZ - KUNYA URGENCH - POSTO DE FRONTEIRA DE DASHOGUZ - KHIVA (UZBEQUISTÃO)

Café da manhã no hotel, ainda pela manhã, excursão ao Parque Arqueológico e Histórico "Kunya Urgench". Kunya Urgench sempre foi considerada uma joia do mundo Islâmico e um importante centro de aprendizado. O mausoléu de Turabeg Khanym é considerado a construção mais perfeita da Ásia Central e foi inicialmente construído como palácio. A história da cidade começa na colina de Kyrkmolla, onde um forte foi erguido por volta do século V a.C. Depois de ser capital regional, em 712 foi invadida pelos árabes, e os líderes locais, da dinastia afríguida, foram obrigados a se converter. Aqui começa o crescimento comercial que levou Kunya-Urgench a competir com Bukhara e até formar sua própria dinastia persa: os corásmios. No entanto, em 1221 Genghis Khan devastou a cidade, como muitas outras na Ásia Central. Com os turco-mongóis, Kunya-Urgench viveu uma segunda juventude, tanto que despertou o ciúme de Tamerlão, baseado em Samarcanda. Ele a colocou sob suas ordens, mas após várias rebeliões, tomou o caminho mais comum na época: arrasou tudo, incluindo o sistema de irrigação que a população utilizava. Foi uma grande mudança no curso do Amu Darya, acabaram por esvaziar a cidade. Foi usada como cemitério por turcomanos até que, em 1929, começaram as escavações arqueológicas conduzidas pelo russo Alexander Yakubovsky.

Após o almoço em um restaurante local (incluído), retorno a Dashoguz, passagem da fronteira com o Uzbequistão no posto de fronteira de Dashoguz-Shavat, traslado para o hotel em Khiva. Check-in e alojamento.

8º DIA - [13/05] - SEGUNDA-FEIRA - KHIVA

Após o café da manhã no hotel, visita a cidade de Khiva, uma cidade-oásis perdida no deserto de Kyzyl Kum com 2500 anos de história. Foi testemunha de batalhas cruéis e renascimentos esplendorosos. Embora toda a cidade seja feita de barro, cativa com sua simplicidade e harmonia de cores. O mais majestoso da cidade antiga é a cidade murada de Ichan Qala, o museu a céu aberto, que já na época soviética foi incluída na Lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (séculos XII-XIX). Veremos também o Minarete Kalta Minor, um minarete que deveria ter sido o mais alto do mundo islâmico na época, mas o kan Mohamed Amin Khan morreu antes de terminá-lo, ficando inacabado como podemos ver hoje; a Madrasa de Mohamed Amin Khan, ao lado do Minarete Kalta Minor. Esta madrasa, construída entre 1845 e 1855 por ordem de Mohamed Amin Khan, é a maior de Khiva e chegou a abrigar mais de 250 estudantes, hoje abriga um hotel; veremos também a Mesquita Juma, que significa mesquita das sextas-feiras, construída originalmente no século X, embora reconstruída em 1788, é uma das mais antigas de Khiva; a Madrasa e o Minarete de Islam Khodja, o minarete mais alto de Khiva, (visita externa). Almoço em restaurante local onde comeremos o prato dos kanes “SHIVIT OSHI” (incluído).

Após o almoço, visitaremos o complexo arquitetônico Tash Hovli (harém), um segundo palácio em Khiva, construído por ordem de Allakuli-Khan, onde visitamos os pátios, as habitações das concubinas e a sala do Khan; veremos também a Madrasa e Caravanserai de Allakuli-Khan; o Mausoléu de Pakhlavan Makhmud, uma das melhores obras da arquitetura de Khorezm dos séculos XVIII e XIX, e que foi construído em homenagem ao famoso poeta de Khiva, artesão e lutador invencível conhecido por sua força heróica - Pakhlavan Mahmud (1247-1326), enterrado num ateliê próximo à sua casa e venerado como PIR (santo padroeiro) de Khiva. À tarde, continuamos nosso passeio, visitando a Madrasa de Mohammed Rakhim Khan, um khan amante das artes, poesia e ciência, seguido pela Fortaleza Kunya Ark, um palácio fortaleza construído em 1686 dentro da cidadela rodeada por muralhas para proteger os kanes. No final da tarde visitaremos o Bastião de Akshi-Bobo, onde poderemos tirar as melhores fotos panorâmicas da bela vista da cidade. Retorno para o hotel para alojamento.

9º DIA - [14/05] - TERÇA-FEIRA - KHIVA - BUKHARA

Após o café da manhã no hotel seguimos em transfer para Bukhara. Na chegada, check-in e alojamento no hotel. Almoço em um restaurante local (incluído) e depois iremos visitar a Bukhara Nobre, o pilar sagrado da Ásia. A cidade lendária da Grande Rota da Seda. O nome Bukhara tem muitas versões, uma delas é que significa “Lugar de Fortuna”. A única cidade da Ásia Central com quase 2.000 monumentos listados no Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Visitaremos também o Complexo Arquitetônico Lyabi Hauz (séculos XVI-XVII), o coração da cidade que inclui a Madrasa Kukeldash (visita externa) e a Madrasa Nodir Devon Begi, construídas ao redor do maior tanque da cidade, seguido pela mesquita mais antiga de Bukhara - Mezquita Magoki Attory (século XII, visita externa). Retorno ao hotel para alojamento.

10º DIA - [15/05] - QUARTA-FEIRA - BUKHARA

Após o café da manhã no hotel saímos para visitar o Mausoléu Samânida (séculos IX-X), onde está enterrado Ismail Samani, o emir que, após renunciar ao zoroastrismo, se converteu ao Islã e fez de Bukhara um dos grandes centros religiosos e culturais; Mausoléu e Fonte Sagrada Chasmai Ayub (século XIV), também conhecida como a "Fonte de Jó", um lugar sagrado acreditado ter sido visitado pelo Profeta Jó; Mesquita Bolo-Hauz (séculos XIX, visita externa), construída por ordem do emir Shah Murad fora da Cidadela Ark para seu uso exclusivo como mesquita das sextas-feiras; a Cidadela Ark (séculos V-XIX), que é a residência dos emires de Bukhara. Uma fortaleza de poder e força, o monumento arquitetônico e arqueológico mais antigo da cidade, situada numa colina de 20 metros de altura com uma área de 4,2 hectares.

Após o almoço em uma CASA LOCAL, onde comeremos o prato nacional festivo “PLOV” (incluído), visitaremos os três mercados, um complexo de cúpulas do século XVI conhecido como a Primeira (Toki-Sarrafon), Segunda (Toki-Telpakfurushon) e Terceira Cúpulas (Toki-Zargaron); conheceremos também a Tim de Abdulla-Khan (século XVI), a Madrasa Ulugbek (século XV, visita externa), a segunda madrasa construída por Ulugbek, o governador de Samarcanda, neto do famoso conquistador e fundador da dinastia timúrida - Amir Timur ou Tamerlão; e Madrasa de Abdulaziz-Khan (século XVII, visita externa). Finalizamos nossas visitas do dia pelo Complexo Arquitetônico Poi-Kalon. O mais emblemático da cidade e que inclui: o Minarete Kalon, erguido em 1127 e representativo da história de Bukhara dos séculos XI-XII; a Mesquita Poi Kalon (século XII), uma das maiores da Ásia Central; e a Madrasa Miri Arab (século XV, visita externa), que atualmente ainda funciona como escola corânica. Retorno ao hotel para alojamento.

11º DIA - [16/05] - QUINTA-FEIRA - BUKHARA - SAMARCANDA

Café da manhã no hotel e manhã livre para passear e fazer as últimas compras. Saíremos da cidade para visitar o Palácio Sitorai Mokhi Khossa, a antiga residência de verão dos emires de Bukhara, localizada perto da cidade e construída entre 1912 e 1918. Os emires foram expulsos quando os bolcheviques tomaram o emirato (antigo protetorado do Império Russo) em 1920.

À tarde tomaremos um transfer à estação para pegar o trem AFROSIAB/SHARQ com destino a Samarcanda. Chegada a Samarcanda, check-in e alojamento no hotel. Obs.: O itinerário está sujeito a alterações dependendo das mudanças que a UZBEKISTAN RAILWAYS possa fazer em seus horários e dias de operação dos trens.

12º DIA - [17/05] - SEXTA-FEIRA - SAMARCANDA

Após o café da manhã no hotel conheceremos Samarcanda, o berço de Tamerlão. Por mais de dois mil anos, a cidade foi um ponto chave na Grande Rota da Seda entre a China e a Europa, bem como um dos principais centros da ciência do Oriente Médio na Idade Média. No século XIV, tornou-se a capital do império de Tamerlão e da dinastia dos timúridas. Samarcanda está incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO por ter uma enorme quantidade de valores materiais e espirituais: os magníficos monumentos da arquitetura antiga, o legado das escolas de ciência e arte e os centros de artesanato nacional glorificaram a cidade em todo o mundo.

Iniciamos as visitas pela Praça Registan, com suas três grandes madrasas: Madrasa Ulugbek (século XV), Madrasa Shir-Dor (século XVII), Madrasa Tilla-Kori (século XVII); Mesquita Bibi-Khanum (século XV), a mesquita foi construída por ordem da esposa favorita de Tamerlão, chamada Bibi Khanum, para surpreendê-lo quando ele retornasse de uma longa campanha militar na Índia, contratando os melhores especialistas da Ásia Central para que fosse o maior e mais bonito templo do mundo islâmico; e depois fazemos um passeio pelo famoso bazar oriental - Bazar Siab. Após o almoço em restaurante local (incluído), iremos conhecer o Mausoléu Guri Emir (túmulo de Tamerlão, séculos XIV-XV) que significa em persa "Túmulo do Rei" e contém o túmulo de Tamerlão e sua família. Amir Timur ou Tamerlão (século XIV), um dos grandes conquistadores do mundo, que teve um papel importante na história da Ásia Central e do Cáucaso. Criador do grande império com a capital em Samarcanda, fundador da dinastia Timúrida. Ao final da tarde voltamos à Praça Registan para assistir ao espetáculo de iluminação e música (sem entrada). Retorno ao hotel para alojamento.

13º DIA - [18/05] - SÁBADO - SAMARCANDA

Após o café da manhã no hotel continuamos com as visitas ao Complexo Arquitetônico Shakhi-Zinda (séculos IX-XV), inicialmente construído no século IX, onde se encontra a tumba de Qusam Ibn Abbas, primo de Maomé e encarregado de levar o Islã às terras da Ásia Central atual. É um famoso lugar de peregrinação do povo uzbeque, razão pela qual está perfeitamente conservado apesar dos milhares de fiéis que o visitam diariamente. Observatório Ulugbek (século XV) e seu Museu - Ulughbek era o governador de Samarcanda, neto de Tamerlão, conhecido no mundo como astrônomo eminente. Os astrônomos europeus conheceram o catálogo de estrelas de Ulughbek somente após sua publicação em 1648. Considerado um dos astrônomos e matemáticos mais influentes de sua época, reconhece-se ainda hoje sua enorme contribuição à astronomia, tendo inclusive seu nome dado a uma cratera lunar e a um asteroide descoberto no século passado. Almoço em restaurante local (incluído).

À tarde, visita ao grandioso complexo turístico Silk Road Samarkand, inaugurado em setembro de 2022 para o Encontro de Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai. Núcleo do complexo, a Cidade Eterna procura recriar o espírito da antiga cidade, com praças pitorescas e estreitas ruelas inspiradas nas descrições de livros antigos, onde mais de cinquenta negócios entre galerias de arte, ateliês de artesanato e lojas de objetos de entalhe em madeira, papel machê, cerâmica, tapetes, joias e tecidos, uma padaria tradicional com forno tandoor, restaurantes de cozinha nacional uzbeca que servem pratos de várias épocas e regiões do país, teatro de marionetes e artistas de rua num maravilhoso conto-de-fadas oriental.

14º DIA - [19/05] - DOMINGO - SAMARCANDA - PONTO DE VERIFICAÇÃO - PENDJIKENT - DUSHANBE

Café da manhã no hotel. Transferência para a fronteira com o Tadjiquistão (30 km). Ponto de Verificação “Jarteppa-Sarazm” (70 km, 1,5 horas), travessia da fronteira e procedimentos aduaneiros, zona neutra de 200-250 metros. Uma viagem ao Tadjiquistão é uma viagem ao Pamir, considerado um dos sistemas montanhosos mais altos e majestosos do mundo. Esta terra milenar possui um rico passado, tão profundo e antigo quanto o próprio tempo. O Tadjiquistão é um país onde as culturas do zoroastrismo, budismo, helenística, islâmica e Pamir se desenvolveram ao longo de milhares de anos. Continuação para Pendjikent (20 km). Visitamos as Ruínas e Escavações da antiga cidade de Pendjikent (Sogdiana séculos V-VIII), Ruínas de Sarazm, 5500 anos de civilização (UNESCO); Museu de Rudaki, o fundador da poesia clássica persa, conhecido mundialmente como Abu-Abdullo Rudaki. Poucas informações sobre sua vida estão disponíveis, sabe-se apenas que Rudaki viveu no final do século IX – início do século X (Império Samânida), passando seus últimos dias em pobreza e morreu em 941 no seu local de nascimento, Pandzhrud, perto da cidade de Pendjikent. Almoço em restaurante local (incluído). Partida para Dushanbe via montanhas em Minivans (250 km, 5 horas). Chegada a Dushanbe e acomodação no hotel. Descanso no hotel.

15º DIA - [20/05] - SEGUNDA-FEIRA - DUSHANBE

Café da manhã no hotel. Iniciamos nossas visitas ao Museu de Antiguidades (fechado às segundas), que abriga uma das maiores estátuas de Buda em nirvana da Ásia Central. Almoço em restaurante local (incluído). À tarde, visitamos a Praça Central de Dushanbe e o Monumento a Ismail Samani, um monumento de 40 metros em homenagem a Ismail Samani, o fundador da dinastia Samânida, e seguimos pela Avenida Rudaki. Descanso no hotel.

16º DIA - [21/05] - TERÇA-FEIRA - DUSHANBE

Café da manhã no hotel. Pela manhã, excursão à Fortaleza de Hissar (museu a céu aberto), situada a 30 km de Dushanbe, antiga residência do governador geral do Emir de Bucara. Almoço em restaurante local (incluído). Depois, visitamos o principal bazar da cidade e “Choyhona Navruz”, que está incluído na lista do patrimônio cultural da UNESCO: um palácio com salões fabulosos, 4 anos de trabalho 24 horas por dia de 4.000 artesãos. Mais de 60 tipos de pedras e 90 tipos de madeira. Milhões de elementos de mosaico de espelhos, cristais Swarovski e ouro em folha. Descanso no hotel.

17º DIA - [22/05] - QUARTA-FEIRA - DUSHANBE - LAGO ISKANDERKUL - KHODJENT

Café da manhã no hotel. Saída para o Lago Iskanderkul (130 km, ~3 horas) em Minivans, o maior lago das montanhas Fann, estendendo-se a uma altitude de 2200 metros acima do nível do mar. O nome Iskanderkul deriva de "Iskander", como Alexandre o Grande era chamado no Oriente, e "kul", que significa “lago” em língua turca. Portanto, este é o lago de Alexandre o Grande. Segundo uma lenda, durante uma campanha contra Sogdiana e Báctria, Alexandre o Grande encontrou resistência de um povo montanhês, que decididamente não queria se submeter ao grande conquistador. Então, Alexandre ordenou a mudança dos cursos dos rios para inundar os resistentes, formando assim o Lago Iskanderkul. ALMOÇO-PICNIC no Lago Iskanderkul (incluído) Continuação para Khodjent (230 km, ~5 horas). Chegada e acomodação no hotel. Descanso no hotel.

18º DIA - [23/05] - QUINTA-FEIRA - KHODJENT - CHECK POINT OYBEK - TASHKENT

Café da manhã no hotel. No passado, cientistas, poetas e escritores chamavam Khodjent de “a Coroa do Mundo”, uma das cidades mais antigas da Ásia Central, foi conquistada por Alexandre o Grande, que reconstruiu e fortificou a cidade, nomeando-a “Alexandria Eskhata”. Posteriormente foi conquistada pelos árabes (século VIII), e mais tarde resistiu ao exército de Gengis Khan, mas foi destruída (século XIII). No entanto, pouco tempo depois, a cidade se regenerou e tornou-se um dos maiores centros comerciais, culturais e científicos da região centro-asiática. Iniciamos nossas visitas com a Fortaleza de Khodjand (séculos VII-VIII) e seu Museu de Arqueologia, Mesquita e Mausoléu de Sheykh Muslihiddin, e o famoso Bazar oriental “Payshanba”. Depois, partimos (20 min) para visitar uma das grandes curiosidades arquitetônicas de Khudjant, o Palácio "Arbob", que foi construído por iniciativa de Saidhodzhi Urunhodzhaev, em 1959. O edifício é, na realidade, uma réplica do edifício em Peterhof de São Petersburgo, que Saidhodzhi Urunhodzhaev havia visto e decidido construir um análogo em sua terra natal. Neste palácio, organizaram a 16ª sessão histórica do Conselho Superior da URSS. Almoço em restaurante local (incluído). Transferência para a fronteira com o Uzbequistão, Ponto de Verificação “Oybek-Fotekhobod” (70 km, 1,5 horas), travessia da fronteira e procedimentos aduaneiros, zona neutra de 200-250 metros, encontro com a equipe uzbeque. Partida para Tashkent (100 km, 2 horas), chegada e acomodação no hotel. Descanso no hotel.

19º DIA - [24/05] - SEXTA-FEIRA - TASHKENT

Café da manhã no hotel. Tashkent significa "cidade de pedra", é a capital e a maior cidade do Uzbequistão, uma metrópole com mais de 2,5 milhões de habitantes, famosa por seus museus e pela mistura de arquitetura medieval, soviética e moderna. A excursão pela parte antiga inclui: o Complexo Arquitetônico Khasti Imam (séculos XVI-XVII), incluindo a Madraça Barak Kan, Madraça Kafal Shohi, Mesquita Tilla Sheykh e o Museu do “Corão de Osman” (século VII) - esta relíquia é única porque em suas páginas estão conservadas as manchas pardas do sangue do Califa Osmã. Este livro sagrado foi trazido para Samarcanda por Amir Timur, mas com a chegada dos russos zaristas à Ásia Central, esta relíquia foi enviada para a biblioteca imperial de São Petersburgo. Após muitas aventuras e deslocamentos no início dos anos 90 do século XX, o Corão foi entregue à junta espiritual dos muçulmanos do Uzbequistão; Bazar Chorsu. Almoço em restaurante local (incluído). A excursão pela parte moderna inclui: Monumento ao Terremoto; Praça da Independência, anteriormente chamada Praça Lenin, uma praça de doze hectares, composta pelo Monumento da Independência e Humanitarismo inaugurado em 1991; Palácio de Romanov (visita externa), projetado pelos arquitetos Geyntselman e Benois, e construído em 1891, também chamado de Palácio do Grande Duque Nikolai Romanov, para o qual foi exilado em 1874 por ter sido acusado de roubar várias joias da família real russa; Praça de Ópera e Ballet, onde se encontra o Teatro da Ópera Navoi, projetado pelo arquiteto soviético Alekséi Shchúsev e construído entre 1942 e 1947, com capacidade para 1.400 espectadores, e finalizamos nosso dia com a Praça de Amir Temur. Descanso no hotel.

20º DIA - [25/05] - SÁBADO - TASHKENT - BISHKEK (QUIRGUISTÃO)

Café da manhã no hotel. 10h30 Transferência para o aeroporto para o voo com destino a Bishkek (HY779, 13h00-15h10)*
Obs.:*O itinerário está sujeito a alterações dependendo das mudanças que a UZBEKISTAN AIRWAYS possa fazer em seus horários e dias de operação dos voos.

15h10 Chegada ao aeroporto internacional de Bishkek. Procedimentos aduaneiros, retirada de bagagens. No vale de Chui, cercado pelas montanhas de Tian Shan, encontra-se a cidade de Bishkek. Não apenas a capital do Quirguistão e o centro de sua cultura, mas também o coração do país. Esta cidade pode não ter muitos monumentos históricos, mas ainda assim é uma cidade doce, acolhedora e pitoresca, que encanta seus visitantes com alamedas sombreadas e parques, fontes e exóticos mercados da Ásia Central. City tour em Bishkek: Praça Central Ala-Too, Troca da Guarda de Honra, Estátua de Lenin, Parque Duboviy e Praça da Vitória. Descanso no hotel.

21º DIA - [26/05] - DOMINGO - BISHKEK – TORRE BURANA - CHOLPON ATÁ - KARAKOL

Café da manhã no hotel. Saída com destino a Karakol (450 km, 8 horas). Perto de Bishkek, visitamos o Complexo Arquitetônico “Torre Burana”, construído no século XI e principal vestígio da antiga cidade de Balasagyn. Seu nome "Burana" deriva da palavra mal pronunciada "Monara", que significa Minarete. Esta cidade foi estabelecida no século X sobre outro assentamento mais antigo e era a capital do leste do Estado Karakhanid nos séculos X-XI d.C. É famosa por ser o berço do poeta Jusup Balasugyn, que escreveu um poema épico chamado Katadgu Bilig ("O conhecimento que traz felicidade"), que foi traduzido em várias línguas e é uma das cidades da Rota da Seda. Chegada a Cholpon Ata, onde visitamos o Museu de Petroglifos a céu aberto, gravados por citas e turcos (séculos VII a.C.-VI d.C.). Passeio de barco pelo Lago Issyk Kul - um dos maiores lagos alpinos do mundo, depois do Titicaca. Almoço em restaurante local (incluído). Continuação para Karakol, chegada e acomodação no hotel. Descanso no hotel.

22º DIA - [27/05] - SEGUNDA-FEIRA - LAGO ISSYK KUL - KARAKOL

Após o café da manhã no hotel, conheceremos o Lago Issyk Kul, que em 1869, na rota de caravanas do Vale Chuy a Kashgar, o capitão ajudante Barão Kaulbars fundou uma nova cidade “Karakol”, em homenagem ao rio em que está localizada. A tradução do nome significa “rio negro”. Faremos um passeio panorâmico pela cidade Karakol: Mesquita Dungana, uma das construções de madeira mais atraentes e atraentes, a mesquita foi construída em 1910 em estilo clássico chinês; Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade (1876), que preserva uma das joias sagradas ortodoxas – ícone da Virgem Tikhvina. Depois visitaremos o Museu do famoso viajante russo N.M. Prjevalskiy - explorador das montanhas Tian Shan, foi um geógrafo e naturalista russo. Ele foi um importante explorador da Ásia Oriental e da Ásia Central. Ele contribuiu significativamente para o conhecimento europeu sobre a Ásia Central e foi o primeiro europeu a descobrir uma das poucas subespécies existentes de cavalo selvagem. Pausa para o almoço em um restaurante local (incluso). À tarde visitaremos o Cañon Djety Oguz, conhecido como “Cañon de Ciete Toros”, um lugar pitoresco famoso por suas formações rochosas de arenito vermelho, florestas de coníferas e prados alpinos. Retorno ao hotel para alojamento.

23º DIA - [28/05] - TERÇA-FEIRA - KARAKOL - CÂNION DJETY OGUZ - KARAKOL

Após café da manhã no hotel. Transfer para a fronteira com o Cazaquistão, Check Point “Kegen-Karkira” (110 km, 2 horas). Continuamos a viagem até Charyn Canyon (100 km, 1,5-2 horas), é um dos locais mais espetaculares do Cazaquistão pelas suas extraordinárias formações rochosas ocres. Durante milhões de anos, o rio Charyn (Sharyn) escavou um desfiladeiro espetacular de 150 a 300 metros de profundidade na estepe, que o tempo transformou no que vemos hoje. As rochas sedimentares que constituem o Charyn Canyon têm mais de 12 milhões de anos. Pausa para o almoço-piquenique (incluso). Continuaremos a viagem até Almaty (200 km, 3 horas). Chegando a Almaty faremos o check in no hotel para descansar.

24º DIA - [29/05] - QUARTA-FEIRA - KARAKOL - CHECK POINT KEGEN - CÂNION CHARYN - ALMATY (CAZAQUISTÃO)

Almaty é a maior cidade do Cazaquistão. Almaty é a antiga capital do país e continua a ser o principal centro comercial e cultural do Cazaquistão, bem como a sua cidade mais populosa e cosmopolita. A cidade está localizada na área montanhosa do sul do Cazaquistão, perto da fronteira com o Quirguistão, no sopé do Trans-Ili Alatau, a uma altitude de 700-900 m, onde os rios Grande e Pequeno Almatinka deságuam na planície .

Após o café da manhã, sairemos para visitar a cidade das maçãs, iniciamos nossas visitas pelo Parque dos 28 Guardiões de Panfilov, Catedral da Ascensão - construída em 1907 pelo arquiteto Andrei Zenkov toda em madeira, pois naquela época era o melhor material contra movimentos contínuos sísmicos acontecimentos que abalaram a cidade; Em seguida, faremos um traslado ao Medeo Gorge (a 25 km da cidade), o estádio de patinação mais alto do mundo e uma das atrações mais importantes da cidade. Passeio de teleférico (comprimento total de 6.200m) até a estação de esqui Shymbulak – que está localizada no pitoresco vale Trans-Ili Alatau, a uma altura de 2.200 m acima do nível do mar. O teleférico irá até Talgar Peak. Pausa para o almoço em restaurante local (incluso). À tarde saiída para o Parque Kok-Tobe, é uma das principais atrações de Almaty que fica nas encostas da montanha que leva o mesmo nome e se eleva 1130 metros acima da cidade. É uma zona ajardinada com pitorescos terraços e arvoredos. A partir dos seus miradouros abre-se um maravilhoso panorama das montanhas e da cidade. Retorno ao hotel para alojamento.

25º DIA - [30/05] - QUINTA-FEIRA - ALMATY

Após o café da manhã no hotel, faremos um traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Astana. Chegando a Astana, atual capital do Cazaquistão, considerada pela UNESCO como “Cidade do Mundo”. Começaremos nossas visitas ao Museu Nacional do Cazaquistão com sua famosa coleção do “Homem de Ouro”, depois passamos pela Praça da Independência onde está localizado no centro o Monumento “Estado do Cazaquistão”, em frente está o famoso Palácio da Paz e Acordo (visita exterior) – edifício em forma de pirâmide, obra-prima do arquitecto britânico Sr. Norman Foster, palácio foi construído para as conferências dos líderes das religiões tradicionais do mundo e é hoje um dos locais de interesse mais importantes da cidade; e depois visitamos a Mesquita “Hazret Sultan”, que se traduz como Santo Sultão, e ele nomeou a mesquita em homenagem ao Sheikh Khoja Ahmed Yassawi do século 12, ele é considerado um santo no mundo muçulmano e seu mausoléu está localizado no Turquestão, sul do Cazaquistão. Pausa para o almoço em restaurante local (incluso). Continuaremos nossas visitas com a Torre Baiterek – símbolo da nova capital do Cazaquistão, depois damos um passeio pelo Nurzhol Boulevard e passamos pela Praça Redonda, no final da caminhada visitamos Khan Shatyr, é um centro de comércio e lazer, onde temos tempo livre. Retorno ao hotel para alojamento.

26º DIA - [31/05] - SEXTA-FEIRA - ALMATY - ASTANA

Após o café da manhã no hotel. Pela manhã partimos para visitar a Esfera Nur-Alem, é o elemento central do complexo e é o maior edifício esférico do mundo. Seu diâmetro é de 80 metros e sua altura é de 100 metros. O complexo é um legado da EXPO 2017, que aconteceu durante o verão de 2017 em Astana. Dentro da esfera temos o Museu NUR ALEM, que é composto por 8 andares. No primeiro andar fica a zona "Conhecimento do Cazaquistão". Os principais tipos de energia: energia espacial, solar, biomassa, eólica, hídrica e cinética estão expostos do 2º ao 8º piso do Museu. Pausa para o almoço em restaurante local (incluso).  À tarde visitaremos a nova maior mesquita da Ásia Central que está no Guinness Book – Mesquita Central. Retorno ao hotel para alojamento.

27º DIA - [01/06] - SÁBADO - ASTANA - ISTAMBUL - SÃO PAULO

Traslado ao aeroporto para voo para Istambul e pernoite em Istambul por conta companhia aérea.

28º DIA - [02/06] - DOMINGO - ASTANA - ISTAMBUL - SÃO PAULO

Em horário a ser definido pela companhia aérea, traslado ao aeroporto para voo de retorno ao Brasil.

Fim dos nossos serviços.

PREÇOS POR PESSOA EM DÓLARES

A PARTIR DE: 

COM ALOJAMENTO EM QUARTO DUPLO

USD 9.450

SUPLEMENTO INDIVIDUAL SINGLE

USD 1.287

TAXA AEROPORTUÁRIA

USD 450

FORMA DE PAGAMENTO:
Sinal de 30% do preço total do tour somente à vista (sem o uso de cartão de crédito) e o saldo de 70% em até 10 vezes sem juros com cartões de crédito: Visa,  MasterCard e Diners Club. A Tchayka reserva-se o direito de alterar a forma de pagamento sem aviso prévio a qualquer momento  antes do recebimento do sinal. 

Ashgabat

SÍTIO ARQUEOLÓGICO ANTIGA NISA
FORTALEZA DE ANTIGA NISA
FORTALEZA DE NOVA NISA
MESQUITA TURKMENBASHI RUHI
MAUSOLÉU DA FAMÍLIA DO PRIMEIRO PRESIDENTE
ARCO DA NEUTRALIDADE
MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA
PONTO DE VISTA PANORÂMICO PERTO DO PALÁCIO DE CASAMENTOS “BAGT KOSHKGI”

Mary e arredores

RUÍNAS DA MESQUITA SEYITJEMALETDIN
RUÍNAS DA ANTIGA CIDADE “ABIVERD”
MERV, A ALEXANDRIA DE MARGIANA
KIZ QALA GRANDE
KIZ QALA PEQUENA
ERK QALA
GAYUR QALA
MAUSOLÉU DO SULTÃO SANJAR

Darvaza

CRATERA DE GÁS DARVAZA

Kunya Urgench

PARQUE ARQUEOLÓGICO E HISTÓRICO "KONEY URGENCH"

Khiva

ICHAN QALA
MINARETE KALTA MINOR
MADRAZA DE MOHAMED AMIN KHAN
MESQUITA JUMA
MADRAZA E MINARETE DE ISLOM KHODJA
COMPLEXO ARQUITETÔNICO TASH HOVLI
MADRAZA E CARAVANSERAI DE ALLAKULI KHAN
MAUSOLÉU DE PAKHLAVAN MAKHMUD
MADRAZA DE MOHAMMED RAKHIM KHAN
CASTELO KUNYA ARK
BASTIÃO DE OQ SHEYKH BOBO

Bukhara

MAUSOLÉU DOS SAMANIDAS
FONTE SAGRADA CHASMAI AYUB
MESQUITA BOLO-HAUZ
CIDADELA ARK
TRÊS MERCADOS (TOKI-SARRAFON, TOKI-TELPAKFURUSHON, TOKI-ZARGARON)
TIM DE ABDULLA-KHAN
MADRAZA ULUGBEK
MADRAZA DE ABDULAZIZ-KHAN
COMPLEXO ARQUITETÔNICO POI-KALON
PALÁCIO SITORAI-MOKHI-HOSSA

Samarcanda

PRAÇA REGISTAN
MESQUITA BIBI-KHANUM
BAZAR SIAB
MAUSOLÉU GURI EMIR
COMPLEXO ARQUITETÔNICO SHAKHI-ZINDA
OBSERVATÓRIO ULUGBEK E SEU MUSEU

Tashkent

COMPLEXO ARQUITETÔNICO KHASTI IMAM
BAZAR CHORSU
MONUMENTO DO TERREMOTO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA
PALÁCIO DE ROMANOV
PRAÇA DA ÓPERA E BALLET
PRAÇA DE AMIR TEMUR

Dushanbe

MUSEU DA ANTIGUIDADE
PRAÇA CENTRAL DE DUSHANBE
MONUMENTO DE ISMAIL SAMANI
AVENIDA RUDAKI
FORTALEZA DE HISSAR
BAZAR PRINCIPAL DA CIDADE
“CHOYHONA NAVRUZ”

Lago Iskanderkul

Khodjent

FORTALEZA DE KHODJENT
MUSEU DE ARQUEOLOGIA
MESQUITA E MAUSOLÉU DE SHEYKH MUSLIHIDDIN
BAZAR "PAYSHANBA"
PALÁCIO "ARBOB"

Bishkek

PRAÇA CENTRAL ALA-TOO
MUSEU HISTÓRICO ESTATAL
ESTÁTUA DE LENIN
PARQUE DUBOVIY
PRAÇA DA VITÓRIA

Burana

COMPLEXO ARQUITETÔNICO “TORRE BURANA”

Cholpon Ata

LAGO ISSYK KUL

Karakol

MUSEU DE PETROGLIFOS
MUSEU DE N.M. PRJEVALSKIY
MESQUITA DUNGANA
IGREJA ORTODOXA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Cânion Djety Oguz

Cânion Charyn

Almaty

PARQUE DOS 28 GUARDIÕES DE PANFILOV
CATEDRAL DA ASCENSÃO
DESFILADEIRO DE MEDEO
ESTAÇÃO DE ESQUI SHYMBULAK
PICO DE TALGAR
PARQUE KOK-TOBE

Astana (Nur-Sultan)

MUSEU NACIONAL DO CAZAQUISTÃO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA
PALÁCIO DA PAZ E ACORDO (VISITA EXTERNA)
MESQUITA “HAZRET SULTAN”
TORRE BAITEREK
BOULEVARD NURZHOL
PRAÇA REDONDA
KHAN SHATYR
ESFERA NUR-ALEM
MUSEU NUR ALEM
MESQUITA CENTRAL

ACOMODAÇÃO EM HOTEL DUPLO / TWIN
TAXAS TURÍSTICAS
BILHETE AÉREO EM CLASSE ECONÔMICA NOS VOOS:
TK-194 GRU/IST 06MAI 23:00-17:35+1
TK-322 IST/ASB 07MAI 20:20-02:00 +1
TK-357 NQZ/IST 01JUN 10:15-14:05
TK-15 IST/GRU 02JUN 11:15-18:40
SUPORTE PARA VISTO (CARTA CONVITE, REGISTRO, PASSE DE VIAGEM)
MEIA PENSÃO
CHÁ E ÁGUA NAS REFEIÇÕES
SERVIÇOS DE TRANSPORTE COM AR-CONDICIONADO:
VISTO DO TAJIQUISTÃO
ENTRADAS (INGRESSOS) PARA MUSEUS, MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS
GUIA FALANTE DE PORTUGUÊS PARA TODAS AS EXCURSÕES
BILHETE DE TREM BUKHARA-SAMARCANDA (ECONÔMICA)
BILHETE DE TREM SAMARCANDA-TASHKENT (ECONÔMICA)
PASSEIO DE BARCO NO KIRGUISTÃO
VOOS INTERNOS:
MARY- ASGABAT
ASGABAT-DASHAGUZ
TASHKENT-DUSHANBE
TASHKENT-BISHKEK
ALMATY-ASTANA
SEGURO DE VIAGEM E CANCELAMENTO AFFINITY 60 E 60 SÊNIOR DE ACORDO COM A IDADE DO CLIENTE COM COBERTURA ATÉ 60.000, COBERTURA PARA CANCELAMENTO DE VIAGEM (CONFORME CONDIÇÕES ), COBERTURAS SÃO EXPRESSAS EM DÓLAR (**A OPÇÃO PELO SEGURO É FACULTATIVA, FICANDO RESERVADO AO CLIENTE O DIREITO DE NÃO ADQUIRIR ESTE SEGURO – CUJAS RESPECTIVAS COBERTURAS E CONDIÇÕES ESTÃO EXPRESSAMENTE PREVISTAS NO PACOTE DE VIAGEM. O CLIENTE PODERÁ OPTAR, CASO SEJA DO SEU INTERESSE, POR ADQUIRIR PLANO COM COBERTURAS DIFERENCIADAS, DEVENDO, NESTE CASO, NOS CONSULTAR PREVIAMENTE SOBRE A POSSIBILIDADE E RESPECTIVAS CONDIÇÕES.

Ashgabat

ARCHABIL 5* / SIMILAR

Mary

MARGUSH 3* / SIMILAR

Dashoguz

DASHOGUZ 4* / SIMILAR

Khiva

FAROVON 4* / SIMILAR

Bukhara

CARAVAN PLAZA BOUTIQUE / SIMILAR

Samarcanda

HILTON GARDEN INN 4* / SIMILAR

Tashkent

RUMI 4* / SIMILAR

Khodjent

PARLAMENT 4* / SIMILAR

Tashkent

WYNDHAM TASHKENT* / SIMILAR

Bishkek

HYATT 5* / SIMILAR

Karakol

KARAGAT 3* / SIMILAR

Almaty

KAZZOL PARK ALMATY 4* / SIMILAR

Astana

RAMADA BY WYNDHAM 4* / SIMILAR

O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO

VISTO PARA O TURCOMENISTÃO ( CONSULTE-NOS);
MIGRAÇÃO DO TURCOMENISTÃO;
PROCESSO E CUSTO DA EMISSÃO DO VISTO;
CARREGADORES DE BAGAGEM;
GORJETAS PARA MOTORISTAS E GUIA;
CHECK-IN ANTECIPADO OU TARDIO NÃO INDICADOS COMO INCLUÍDOS;
BEBIDAS;
TAXAS PARA TIRAR FOTOS OU VÍDEOS (NOS SÍTIOS HISTÓRICOS).
GASTOS PESSOAIS E QUALQUER OUTRO ITEM QUE NÃO ESTEJA INCLUÍDO NO TOUR.

ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO ATENDIMENTO

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Atendimento